Acervo de Rita Lee está em exposição no MIS, em São Paulo, com horários gratuitos
A mostra conta com curadoria de João Lee, direção artística de Guilherme Samora e cenografia de Chico Spinosa, e fica em cartaz até novembro
Foto: Ale Frata/Live Images
São Paulo, 24 de setembro de 2021 – O MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo abriu nesta quinta-feira, 23, uma das exposições mais marcantes da música brasileira. A Samsung Rock Exhibition Rita Lee trouxe para o público objetos da trajetória da cantora, que fizeram história, inspirando músicas, como o tubo de lança perfume, que inspirou um dos discos mais icônicos da cantora, e pode ser visto logo no início da expo, o piano centenário que era da sua mãe, Chesa, e segundo João Lee, curador da exposição, foi o objeto mais difícil de convencer Rita de liberar para a expo, por se tratar do primeiro instrumento que a colocou em contato com a música.
A MPB e o Rock brasileiro devem muito para este piano.
Fotos: Ale Frata/Live Images
Mesmo à distância, Rita palpitou e aprovou a montagem da expo, tudo via Facetime, já que ela se encontra em tratamento de saúde e ainda não compareceu à exposição. E como citou Chico Spinosa, na dúvida, pergunta pra ela. Chico, que acompanha Rita desde 1982, montando cenários, palcos, figurinos, e até ganhou um quadro feito pela própria artista, que está na exposição, sabe do gosto da Rita como ninguém, e na hora de montar os manequins, feitos sob encomenda para expo, ele fez questão de imaginar exatamente o que a Rita gostaria que fosse feito.
Guilherme Samora, diretor artístico da exposição, lembrou que a parte mais difícil da exposição foi a edição. Eram tantos objetos e recordações, e tanta história, e ele como um estudioso da carreira de Rita Lee, soube com precisão o que poderia ficar de fora da mostra, se é que poderia.
Existe tanto acervo da Rita que o que enfrentamos nessa exposição foi justamente a edição do que ficaria de fora”
Guilherme Samora
Quem for ao MIS terá oportunidade de ver de perto figurinos históricos, como o vestido de noiva que um dia foi usado por Leila Diniz na novela “O Sheik de Agadir” nos anos 1960 e que Rita “afanou” após pegá-lo emprestado para apresentação com Os Mutantes, além de roupas que foram usadas em capas de discos icônicos, como Lança Perfume e Refestança, em parceria com Gilbeto Gil, gravado ao vivo em 1977, ano seguinte em que ambos haviam sido presos por “porte de drogas”.
A expo conta ainda com diversos instrumentos, discos censurados, cartas manuscritas e fotos autografadas por ídolos, como David Bowie, e fotos de família.
É a história de vida da minha mãe. E isso mexe diretamente com minha emoção.”
João Lee
Na ala mais recente da carreira de Rita Lee, um espaço reservado ao seu último lançamento, o livro Amiga Ursa, em homenagem à ursa Rowena, que veio para no Brasil, vítima do tráfico de animais e morreu dois dias após o lançamento do livro, num santuário onde estava sendo tratada com a dignidade que os animais merecem, tem um vídeo do momento em que Rita conta história para as crianças, e também canta “Agora só falta você” à capela, com os presentes, num momento pra lá de emocionante. Sorte de quem esteve presente e viu e cantou isso ao vivo com ela.
Os visitantes podem ouvir as histórias de cada item, contadas pela própria Rita Lee, acessando o áudio por meio dos QR Codes que acompanham cada peça, mas para isso é necessário levar o fone de ouvido.
Diariamente, a exposição tem entrada gratuita, em horários específicos, conforme serviço abaixo.
Visite e viaje sem limites, na história de uma das principais personagens da música brasileira. Como disse Chico Spinosa, após conhecer a amiga Rita Lee nos anos 1980: “Foi como tomar um lisérgico. Rita mudou totalmente a minha maneira de ver.”
Longa vida Rita Lee.
SERVIÇO
Samsung Rock Exhibition Rita Lee
Data: a partir de 23 de setembro de 2021
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo/SP
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: a partir de R$ 25,00, exclusivamente de forma online, nas plataformas da Ingresso Rápido e INTI
Entrada gratuita de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 11h30 (necessária a reserva de ingressos pelos sites das bilheterias).
Classificação indicativa: Livre
Texto: Ale Frata
Pingback: Ôrra meu, agora falta você • LIVE SESSIONS