Agenda culturalMúsica

Em 2025, São Paulo continua a ser a capital do rock

Saiba um pouco sobre os shows de rock, heavy metal, punk/hardcore que se apresentarão na capital paulista e em outras cidades do Brasil.

JUDAS PRIEST Foto: © Ale Frata / Live Images
Texto: Adriano Coelho

Como diz a lenda, depois do Festival Rock in Rio em 1985, as portas foram abertas para o mundo do rock na América do Sul. Foram inúmeros os artistas estrangeiros que visitaram nossas terras, e muitos fazem questão de voltar, colocando o Brasil como o público mais alegre. O rock foi o estilo musical com o qual as cidades de São Paulo e Buenos Aires mais se identificaram, e quase impossível é um grupo, seja qual for a vertente do rock, não se apresentar nas duas populosas cidades sul-americanas. Nesses últimos 40 anos, principalmente no século XXI, a capital paulistana pode se orgulhar de tanta história que se criou através das apresentações de bandas que podem ser virtuosas, extremas, para o público adolescente ou até da terceira idade. Vamos conferir os shows que acontecerão em 2025.

O Festival Monster of Rock, que teve a primeira edição em 1994 e já trouxe monstros sagrados como Kiss, Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Slayer, será realizado em abril e contará com as presenças dos britânicos do Judas Priest, os alemães do Scorpions, os suecos do Europe, os americanos do Savatage, entre outros. Essa será a oitava edição. Falando em festivais, será realizado a terceira edição do Best of Blues and Rock no dia 07/06, com o mestre Alice Cooper, que cantou pela primeira vez no Brasil em 1973, época em que o nosso país era ignorado pelos artistas estrangeiros. A outra atração fica por conta do Deep Purple, que o primeiro show no país foi em 1991 e voltou inúmeras vezes.

Alice Cooper. Foto: Best of Blues and Rock/Divulgação

A grande expectativa fica para o Bangers Open Air (antigo Summer Breeze), que chega à terceira edição e acontecerá no mês de maio, contando com grupos clássicos no mundo do metal, como Doro Pesch, Sabaton, Saxon, Lacrimosa, Viper, Matanza, Wasp e Paradise Lost, entre outros. Para o público punk, no dia 08/03, no Allianz Parque, terá as presenças de Offspring, The Damned, Rise Against e Sublime.

Garbage e L7 mostraram a força das mulheres no rock, e os dois grupos excursionarão juntos com shows nos dias 21/03 no Rio de Janeiro, 22/03 em São Paulo e 23/03 em Curitiba. No mês de maio, o System of a Down fará três apresentações em São Paulo. Para a galera extrema, os suíços do Coroner se apresentarão no Carioca Clube em março, e os também suíços do Samael e os americanos do Suffocation tocarão juntos em abril.

Supergrupo BEAT. Foto: © Alyson Dyer/Divulgação

No mês de maio, também teremos o Supergrupo Beat, que faz a releitura de três álbuns da banda King Crimson gravados nos anos de 1980. A formação conta com o guitarrista Steve Vai e músicos do Tool e Peter Gabriel, além dos remanescentes Adrian Belew e Tony Levin. Além disso, ainda temos em abril Uriah Heep, no mês de maio Exploited com Ratos de Porão e, em novembro, o Linkin Park volta ao Brasil. Mas o grande destaque fica para o The Town, que contará com Bruce Dickinson, Sex Pistols, Green Day, Iggy Pop. O evento será em setembro. Já em termos de rock, o Lollapalooza terá apenas o Sepultura e o Tool e será em março. Como viram, não vai faltar atrações. Comece a se organizar para essa enxurrada de shows.

Siga o Live Sessions nas redes sociais e fiquem atentos em nossa Agenda Cultural.

Instagram: @live_sessions_br • LinkedIn: Live Sessions • YouTube: @liveimagesbr

error: Conteúdo protegido!! / Content is protected !!