Encontro das Tribos e lendas da música
A 21ª edição do festival reuniu Ice Blue, Racionais, Planet Hemp, Wiz Khalifa, Steel Pulse, Dezire, Marcelo Falcão e novas gerações.
Foto: © Ale Frata/Live Images
São Paulo, 06 e 07 de maio de 2023 – Arena Anhembi – O Encontro das Tribos, como o nome sugere, levou ao Anhembi no último final de semana, diversos estilos musicais e perfis de públicos, mas o que predominou mesmo foi o rap e o R&B.
Artistas já consagrados, como Wiz Khalifa, Ice Blue, Racionais, Planet Hemp, Marcelo Falcão, Steel Pulse, Dezire, dividiram o espaço com artistas, não necessariamente novos, mas de projeção mais regional, como Armandinho, Tasha & Tracie, Cabelinho e Chase Atlantic, grupo australiano voltado para um R&B mais alternativo.
Esse ano, o festival aconteceu em local aberto e mais amplo, na Arena Anhembi. O novo espaço comportou bem o festival, tinha comida, bebida, banheiros e muita fumaça cheirosa.
Ausência de última hora, a cantora Pitty cancelou o show, no domingo, por conta de uma forte gripe, e com isso os shows foram remanejados entre os dois palcos. No sábado, o show do rapper Orochi atrasou bastante, o que ocasionou atraso nos shows seguintes, coincidência ou não, o próximo seria do rapper Matuê, que recentemente se envolveu numa briga virtual com ele, o que deixa a cena com cara de desunida, diferente do que se imagina.
Os headliners Wiz Khalifa, no sábado e Ice Cube, no domingo eram os shows mais aguardados pela maioria das pessoas, e não por menos, afinal, foi a primeira vez que Ice Cube se apresentou no Brasil, e apesar do show curto, com menos de uma hora, o rapper mandou diversos elogios ao Brasil, e disse que retornará em breve. Khalifa, como de costume, entrou em cena com um belo baseado, que foi delicadamente degustado durante as primeiras músicas. O músico é proprietário da empresa Khalifa Kufs, marca de Cannabis, comercializada em estados onde a erva é legalizada nos EUA, tanto para uso medicinal, quanto recreativo. Quem sabe na próxima apresentação de Khalifa no país, a gente possa comemorar a entrada da marca em solos brasileiros, afinal, o mundo tá andando e nosso país não pode mais ficar parado nessa lei centenária e arcaica, além de preconceituosa e elitista. Como diria Belchior : “O passado é uma roupa que não nos serve mais”.
LINEUP COMPLETO
Dia 6 de maio (sábado)
- Wiz Khalifa
- Steel Pulse
- Matuê
- Filipe Ret
- Gloria Groove
- Armadinho
- Cabelinho
- Teto
- 3030
- Tasha & Tracie
- Lourena
- Shaodree
Dia 7 de maio (domingo)
- Ice Cube
- Chase Atlantic
- Dezarie
- Racionais MC’s
- Planet Hemp
- Marcelo Falcão
- Orochi
- Hungria
- Cidade Verde
- Mato Seco