Entrevista

Gabriel O Pensador estimula o controle da própria mente, no som com o Chemical Surf

A mais nova parceria do duo e do rapper, a música Nossa Mente, eletrônico pesado com forte crítica à manipulação do pensamento

Texto e Foto: Ale Frata/Live Images

No início de outubro, mais uma parceria entre Gabriel O Pensador e o duo eletrônico Chemical Surf, formado pelos DJs e produtores Hugo e Lucas Gonzales, invadiu o YouTube, resultado de um trabalho criado e concluído durante a pandemia, e feito à distância.

Com fortes críticas à manipulação de nossas mentes, a letra provoca o empoderamento de cada um sobre a própria conduta, seja na política, na vida ou nas redes sociais, que dependendo da alienação, podem ser muito tóxicas.

Questionado pela perseguição que constantemente sofre ao lançar um novo trabalho, Gabriel relata que, neste momento, mais preocupante do que a tentativa de censura é a falta de capacidade de interpretação, e que se preocupa quando utiliza uma linguagem irônica em suas composições, e frequentemente é mal interpretado. “Comer merda todo dia, isso me dói mais do que a tentativa de censura”, define o rapper.

Os políticos fogem dos debates e repetem frases feitas, fazendo piadinha”

Gabriel O Pensador

O duo de música eletrônica, Chemical Surf comenta que na cena eletrônica é muito raro ver artistas, principalmente entre os grandes, fazendo críticas à cena política, e normalmente quando se posicionam publicamente, percebem que o número de seguidores nas redes sociais caem consideravelmente, e talvez por isso que muitos prefiram se isentar, mas dificilmente o Chemical Surf faz algum tipo de elogio aos políticos, que normalmente são críticas.

Gabriel falou sobre a mistura de influências, que vão de Ziraldo a Bob Marley, e que na hora de escrever servem de inspiração, mas sem esquecer dos anônimos, que num simples bate-papo, também podem inspirá-lo na hora de criar.

Chemical Surf. Foto: Thiago Almeida/Lollapalooza Brasil

Os artistas planejam a retomada, pós pandemia, e que pretendem se apresentar juntos novamente, como aconteceu de forma inesperada no Lollapalooza Brasil. O Chemical Surf já tem datas agendadas nos EUA e na Arábia Saudita, a partir de novembro e Gabriel já está montando a agenda, planejando a retomada dos ensaios, e que de forma surpreendente não ficou com aquela mega saudade da estrada, não descartando a paixão pelos palcos e pelos fãs, mas justamente pelo tempo de sobra para pensar na vida e contemplar a natureza. De forma emocionada, Gabriel citou a recente perda do pai, relembrando o lado caseiro que ele tinha e que o rapper pretende equilibrar com o próprio trabalho daqui pra frente.

Na música eletrônica, a cena é bem isentona, é raro ver artista fazendo uma crítica”

Chemical Surf

Gabriel falou rapidamente sobre A Lâmpada Queimada, livro infantil que será lançado no dia 12 de outubro, em homenagem às crianças, e durante a coletiva que aconteceu de forma remota, aproveitou para mostrar como se inspirou para escrever o novo livro, ao trocar uma lâmpada queimada em sua residência, e vendo o mundo pelo ponto-de-vista da lâmpada, que questiona o dono por ser descartada, sendo que ela já foi uma companhia, mas por ela não brilhar mais, será trocada e os momentos vividos serão esquecidos. “…é uma viagem, mas é pra criança”, relata o autor.

Gabriel mostra onde estava a lâmpada queimada, que inspirou o novo livro, durante a coletiva. Foto: Frame de vídeo.

error: Conteúdo protegido!! / Content is protected !!