Menina Veneno completa 40 anos, em show recheado de homenagens
O cantor e compositor Ritchie, celebra os 40 anos do seu maior sucesso e homenageia Rita Lee, em show na capital paulista.
Foto: Ale Frata/Live Images
São Paulo, 13 de agosto de 2023 – Espaço Unimed – No último domingo, Dia dos Pais, Ritchie se apresentou na capital paulista, para celebrar os 40 anos do lançamento do disco “Voo de Coração”, álbum de 1983 que ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas, que entre outros sucessos, lançou Menina Veneno, seu maior hit.
Durante a apresentação, Ritchie tocou flauta transversal, mudou de figurino diversas vezes, contou histórias da época que chegou ao Brasil para passar apenas três meses, a convite de Rita Lee e Liminha, na época d’Os Mutantes, e ainda contou como conheceu sua esposa, com quem está casado até hoje. Histórias do início dos anos 1970.
Ritchie tem uma carreira musical de causar inveja. Ele tocou, e compôs, com artistas como Steve Hackett do Gênesis, Lulu Santos e Lobão na banda Vímana, Jim Capaldi do Traffic, Cazuza, Kiko Zambianchi e Erasmo Carlos. Mas nem tudo são flôres em sua carreira, Ritchie teve problemas com gravadoras, que rescindiram seu contrato, mesmo antes de terminar, e o deixaram desgostoso com a indústria fonográfica brasileira, o que não é de se estranhar, pelo histórico desse segmento, fato que fez com que ele abandonasse sua carreira por um tempo. Hoje Ritchie tem sua própria gravadora.
O show com ares de nostalgia, além das músicas do compositor, tiveram covers de Caetano Veloso, Os Mutantes, com linda homenagem à Rita Lee no telão, Peter Gabriel e The Righteous Brothers. O músico tocou por quase uma hora e meia, e no set list, clássicos como Transa, Pelo Interfone, A vida tem dessas coisas, A mulher Invisível, além de Menina Veneno, claro, empolgaram a plateia que não se conteve, e na hora do bis se levantou para prestigiá-lo em pé.