IRA! celebra 35 anos de Psicoacústica, o disco maldito
Em noite sold out, a banda paulistana apresentou quase duas horas de show, com o Psicoacústica na íntegra e cover de Black Sabbath
Foto: © Ale Frata/Live Images/Código19
São Paulo, 01/04/2023 – Teatro Bradesco – São Paulo, mais uma vez, presenciou um grande concerto de rock’n’roll, e desta vez, como não poderia ser diferente, a responsável foi uma das maiores bandas do cenário paulistano, o IRA!.
Celebrando os 35 anos do Psicoacústica, álbum cheio de polêmicas, desde autorias acusadas de plágio, além de ser considerado fora da curva na época, por ser diferente dos padrões do rock nacional, e chamado de maldito, pelo próprio Nasi, em tom de ironia no show deste sábado, hoje na história, ao contrário do que foi dito, é considerado por muitos como o melhor disco da banda, e não é por menos, afinal, Rubro Zorro, Pegue essa arma e Farto do Rock’n’Roll estão ali, imortalizados pela dupla remanescente junto do baixista Gaspa e do batera André Jung, devidamente citados por Nasi durante a apresentação, entre outras figuras importantes na estrada do IRA!. O álbum foi considerado pela Revista Rolling Stone, em 2007, como um dos 100 maiores da música brasileira.
Fotos: © Ale Frata/Live Images/Código19
Da formação original sobraram, Nasi nos vocais e Edgard Scandurra nas guitarras e vocais, e se complementam no palco com o baixista Johnny Boy, figura marcante na história do IRA! desde sempre e o baterista Evaristo Pádua.
O show intimista, no teatro, não fez com que o público perdesse a essência do rock’n’roll, mas quando o vocalista Nasi chamou o público para ficar em pé, o show pegou fogo.
Nasi, visivelmente recuperado de sua fase obscura do envolvimento com drogas químicas, muito bem descrita por Mauro Beting e Alexandre Petillo no livro “A ira de Nasi”, Ed. Belas-Letras, 2012 (leitura obrigatória para qualquer fã do rock brasuca), estava tranquilo, feliz, interagindo com público e inclusive autografou o disco de um fã em pleno palco, além de cumprimentar vários fãs durante o show.
O IRA! passou por uma fase difícil, se separaram, e quem acompanhou a história, jamais imaginaria que em 2023 Edgard e Nasi estariam dividindo um palco, e muito menos os vocais da música O Girassol, escrita por Edgard para uma ex-namorada, que posteriormente teve um caso com o companheiro de banda, ocasionando o rompimento do IRA! (esse capítulo faz parte do livro A ira de Nasi, também). O guitarrista até ganhou um beijo do vocalista, durante a apresentação, mostrando que o episódio, se não foi esquecido, ao menos foi superado.
Dentre os momentos inusitados do show, teve um cover da música Black Sabbath, do primeiro disco, homônimo, da banda de Birmingham.
No dia 11/08/2023 haverá um show extra, no mesmo Teatro Bradesco, e possivelmente ainda existam ingressos, mas não deixe para última hora, porque depois da apresentação deste sábado, provavelmente será mais um show sold out, e pra quem é fã do rock essencial do IRA!, digamos que seja um show imperdível.
SET LIST
Rubro Zorro
Manhãs de domingo
Poder, sorriso, fama
Receita para se fazer um herói
Pegue essa arma
Farto do Rock ‘n’ Roll
Advogado do Diabo
Mesmo distante
Dias de luta
Flerte Fatal
Tarde Vazia
Flores em Você
Vida Passageira
Black Sabbath (cover Black Sabbath)
O Amor Também Faz Errar
O Girassol
Eu Quero Sempre Mais
Envelheço na Cidade
Pra Ficar Comigo (Train in Vain) (cover The Clash)
Foxy Lady (cover Jimi Hendrix)
Surfin’ Bird (cover The Trashmen)
Núcleo Base
SERVIÇO
Teatro Bradesco – São Paulo
Show Extra – 11/08/2023
Mais informações clique aqui
Pingback: Best of Blues reúne ícones da música para celebrar os 10 anos do festival • LIVE SESSIONS